A LUTA PELA REPRESENTATIVIDADE

O Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas e Cursos de Informática do Estado de São Paulo (SINDIESP) surgiu da necessidade dos trabalhadores no setor em obter um sindicato forte, especifico que tivesse condição de representá-los verdadeiramente junto ao setor patronal, tendo-se em vista que o forte crescimento do mercado no setor não se convertia em benefícios e melhorias salariais para a categoria. Os trabalhadores do setor de serviços, cursos, manutenção e reparação de informática em todo estado, vinham sendo representados por sindicatos alienígenas, ilegítimos, que sequer tinham registro sindical para representá-los.
Foi quando um grupo de trabalhadores encabeçados pelo Sr. Claudio Roberto Lourenço, em setembro de 1999, resolveu se organizar para obter a representação sindical apropriada e desta forma passar a promover as mudanças necessárias para o setor.

LUTA DE ATUAÇÃO SINDICAL

LUTA PELO RECONHECIMENTO

Nos anos de 1998 a 1999 uns dos sindicatos que vinham tentando representar a categoria junto ao ministério do trabalho, ajuizou dissídio para estabelecer o reajuste salarial e demais normas trabalhistas constantes em convenção coletiva de trabalho, ação essa que fora julgada improcedente e extinta por falta de legitimidade, ou seja, foi o ano que a categoria obteve zero por cento (0%), de reajuste salarial. Foi quando em 1999, esse grupo de trabalhadores diante de reajustes irrisórios imposto pelo patronato e nenhum sindicato legitimo para representá-lo juridicamente, resolve arregaçar as mangas na busca do ideal de fundar um sindicato legitimo, forte e compromissado com os anseios do trabalhador.

A representatividade sindical do SINDIESP fora marcada por muita disputa jurídica e política. Um dos primeiros sindicatos a reconhecer essa representatividade foi o Sindicato patronal das Empresas e Cursos de Informática do Estado de São Paulo (SINDEINFORMATICA), que no ano de 2000, já mantinha conversação com o SINDIESP, vindo a celebrar Convenção Coletiva para todo o setor de cursos de informática no ano seguinte. O registro sindical do SINDIESP fora concedido pelo Ministério do Trabalho em 02 de Outubro de 2001, partindo daí a categoria passou a ter força e a legitimidade necessária para lutar na justiça por melhores condições de trabalho e salários.
Alguns sindicatos de trabalhadores tentaram cancelar através da justiça o registro sindical do SINDIESP, mais uma vez sem sucesso. Só teve um sindicato que obteve através da justiça direito a um acordo firmado onde a justiça estabelece definitivamente que o SINDIESP representa todos os Trabalhadores nas Empresas de Cursos e Treinamento em Informática, Provedores de Internet, Portais de busca, Jogos de Entretenimento na Internet, Paginas de Site, Lan-House e Cyber Café.
A partir do ano de 2001 iniciou se a grande revolução sindical do mundo virtual, pois as ações SINDIESP passaram a cobrar das Empresas a regulamentação de cargos e salários.
Muitas dessas Empresas relutavam em aceitar o SINDIESP como único representante legal e com esse argumento se recusavam a negociar e celebrar convenção coletiva, motivo que levou o SINDIESP a realizar manifestações de repudio na porta de várias Empresas do setor, forçando assim a negociação que sempre resultou em aumentos salariais e conquistas.
Nos anos seguintes a batalha sindical continuava no sentido de fazer com que o sindicato patronal do setor de informática e provedores de internet, viesse aceitar o SINDIESP como representante legal. Para isso todo o ano de 2003 foi marcado por muitos encontros e entendimento políticos que culminaram com a celebração de convenção coletiva de trabalho para o ano de 2004 a 2005, entre SINDIESP e SEPROSP (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo).
Ainda no ano de 2004, depois de muitas lutas vencidas seguidas de vitórias e conquistas, fomos surpreendidos pelo falecimento no dia 07 de maio de 2004, do Sr Claudio Roberto Lourenço, o então presidente e um dos membros fundadores do SINDIESP, motivo o
qual levou a assumir a direção do SINDIESP o Sr Abner Teixeira da Silva (Presidente), que dando sequência aos trabalhos fechou acordo histórico com SINDPD, fazendo assim com que os dois únicos sindicatos que representam toda a categoria de empregados no setor de informática de forma co-irmã, se unissem na busca das conquistas, tanto que no ano de 2005 o SINDIESP se destaca pelas vantagens históricas trazidas a categoria, em especial bons reajustes salariais, convênios de saúde, e muitos outros benefícios conquistados em convenção coletiva de trabalho (CCT). Na medida em que o desenvolvimento se dava, surgi à necessidade da criação de uma delegacia regional de base e mais 14 sub-sedes (pontos de atendimento), distribuídas em todo Estado de São Paulo, ficando assim o sindicato muito mais próximo das situações locais, obtendo melhores condições de mobilizar a categoria e solucionar conflitos. Esse mesmo crescimento fez com que o SINDIESP, atendendo reivindicações da categoria buscasse um melhor local para atender seus associados.