SINDIESP PRESENTE EM REUNIÃO COM O MINISTRO DA PREVIDÊNCIA CARLOS LUPI

O Presidente do Sindiesp Abner Teixeira e o Tesoureiro Ronaldo de Souza estiveram presentes na CSB – Central dos Sindicatos Brasileiros no dia 30 de janeiro, onde participaram de reunião com o Ministro da Previdência Carlos Lupi onde juntamente com outras entidades sindicais, apresentaram as demandas do setor ao ministro.

Pelos sindicalistas presentes foi observado que as entidades podem ser parceiras do Ministério da Previdência ajudando principalmente em fiscalizar se os empregadores estão pagando corretamente a contribuição de seus funcionários ao INSS.

Em sua fala o Ministro Lupi lembrou da importância e principais desafios que enfrentará a frente do Ministério e, o trabalho que terá para mudar a forma que vários setores da sociedade tratam o sistema previdenciário e principalmente o INSS. Falam que o sistema previdenciário é deficitário em bilhões, mas deixam de citar que mais de 37 milhões de pessoas dependem exclusivamente do INSS para sobreviver e, após contribuírem por vários anos de suas vidas 70% dos beneficiários recebem apenas um salário mínimo.

O Ministro falou, ainda, o quanto é urgente recompor os quadros do INSS, pois, o órgão tinha 34 mil funcionários em 2017 e, hoje, tem apenas 19 mil, para atender a uma demanda ainda maior. A recomposição será essencial para zerar a fila do INSS ainda este ano, compromisso que assumiu ao tomar posse como ministro.

Os dirigentes sindicais presentes destacaram a importância da reabertura do diálogo, após um período de trevas, protagonizado por um governo que tinha como foco destruir o movimento sindical.